quarta-feira, 16 de maio de 2012

Você é capaz de automotivar-se?


Nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados para o trabalho, segundo pesquisa realizada pela Gallup Organization no começo deste ano. Não sei o que você pensa sobre isso, mas eu acho simplesmente chocante. Como é possível que as pessoas estejam trabalhando tão sem entusiasmo? 

Para falar a verdade, essa realidade me impressiona, mas não me surpreende, pois todos os dias ouço queixas de desmotivação por aí. E quando pergunto as causas da falta de entusiasmo, o que mais ouço são justificativas como "sofro muita pressão da chefia", "o mercado é competitivo demais" ou "minha empresa não faz nada para me motivar". 

Tenho a impressão de que a maioria das pessoas depende de estímulos externos para motivar-se. Se elas estão alcançando os resultados esperados ou recebem algum tipo de incentivo da empresa ou da chefia, trabalham satisfeitas. Mas, se os negócios estão difíceis, há maior pressão para obter resultados e um clima de preocupação se instala na empresa, sentem-se desmotivadas. Isso é complicado porque conflitos, problemas e turbulências fazem parte do jogo corporativo e as pessoas precisam encontrar motivação para trabalhar em situações adversas, enfrentando o baixo astral de uma fase crítica ou o estresse de bater metas cada vez mais altas. 

Por essas e por outras é que eu acho que precisamos ser capazes de nos automotivarmos. Não dá para viver na dependência de que o trabalho seja um mar de rosas ou a empresa ofereça bônus, prêmios e estímulos. Claro que os incentivos da organização são saudáveis e necessários, pois nos impulsionam a agir e nos fazem sentir valorizados. Mas são suficientes para nos entusiasmar? Aí é que está. 

Para sermos capazes de nos automotivar, em primeiro lugar, temos de nos conhecer e saber o que tem a ver conosco. Temos de fazer perguntas a nós mesmos como "o que me deixa satisfeito?", "qual é a minha meta?", "estou tocando a vida na direção dos meus sonhos?", "o que me faz feliz?". 

Quando descobrimos o que tem a ver conosco, descobrimos o 
que nos entusiasma – logo, encontramos a fonte da nossa automotivação. 

Outra coisa importante é manter pensamentos positivos a maior parte do tempo, especialmente no começo do dia. Logo ao despertar, deseje tudo de bom para si mesmo. Diga algo como "hoje, apesar de tudo, serei feliz". Comece o dia com uma atividade prazerosa, que o faça sentir-se bem. 

Chegando ao trabalho, cumprimente a todos com bom humor e verá como isso contribui para a melhora do ambiente. 
Também ajuda muito praticar o distanciamento das situações difíceis. Em vez de ficar empacado no problema e brigar com ele, abra seu foco de visão; procure perceber todas as implicações que ele tem e analisá-lo por vários ângulos. Isso o ajudará a encontrar soluções, mas não tente resolver tudo de uma vez. Comprometa-se com o que é possível, o que é mais importante ou o que é urgente. No final do dia, faça um balanço das metas que conseguiu cumprir e verá como sai do trabalho aliviado. Você pode ter ainda muita coisa para resolver, mas só o fato de constatar que está resolvendo melhorará muito sua motivação. 

Se você faz parte dos 79% que se dizem desmotivados, acorde! A fonte do entusiasmo para trabalhar, progredir e superar desafios está aí, dentro de você mesmo. Se com a energia da automotivação você é capaz de enfrentar qualquer dificuldade, imagine então quando os ventos soprarem a favor.... Ninguém segura! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário