Quer
ser um empreendedor de sucesso?
Então, abandone a
idéia de entrar no mercado de trabalho para fazer o que todo mundo já faz, por
mais promissora que seja a idéia. Você tem que se diferenciar e, para isso, ou
você cria algo que ainda não existe ou recria aquilo que já existe.
Uma rápida olhada no
que as pessoas estão fazendo mundo afora mostra grandes sacadas. Certa vez,
alguém me disse: "Precisamos ler menos e viajar mais". Então, vamos
viajar!
Na Alemanha, o filho
de um empresário do setor Funerário teve a idéia de transformar cinzas de
corpos cremados em diamantes artificiais. Partindo da idéia de que há carbono
nas cinzas e de que o diamante pode ser obtido em laboratório a partir da
substância, Reneé criou uma empresa que produz lindas pedras a partir das
cinzas dos entes queridos de seus clientes. Por seis mil euros as pessoas
recebem uma lembrança literalmente valiosa e eterna de seus parentes falecidos.
Imagine uma mulher recebendo elogios pelo anel que carrega no dedo e responder:
"Obrigada, é o meu marido...".
Nos Estados Unidos,
uma empresa chamada Star Registry comercializa registros de estrelas com os
nomes dos clientes. Já a Lunar Embassy vende terrenos na Lua! Em todo o mundo,
há dois milhões de felizes proprietários de um lote lunar de meio hectare,
comprado por menos de 20 dólares. A empresa, que se autodenomina "líder no
mercado Imobiliário Extra-terrestre" se prepara para lançar um novo
produto: lotes em Marte!
No Japão, que é uma
grande fábrica de engenhos surpreendentes, uma empresa realiza o sonho dos
clientes em contracenar com ídolos do cinema. Primeiramente, são feitas imagens
do rosto da pessoa sob vários ângulos e em expressões. Em seguida, estas imagens
são digitalizadas e inseridas no filme escolhido, substituindo o rosto de um
ator. E o cliente leva para casa um DVD onde atua ao lado de Brad Pitt, Nicole
Kidman, Sharon Stone...
Já pensou uma cena
romântica com George Clooney? (risos)
Por aí você vê que
não há limites para novas idéias, mesmo aquelas que nascem de autênticos
desvarios. Algumas movem o mundo, outras melhoram a vida das pessoas, outras
enchem o bolso de dinheiro e outras surgem apenas para a nossa diversão. Quem
mais se diverte, no entanto, é o empreendedor que vê o que ninguém vê, ousa
fazer o que ninguém faz e diz: "O que você pensa de mim é problema seu,
não meu".
Às vezes, grandes
sacadas surgem da reinvenção daquilo que já existe – e um dos caminhos para
reinventar é criar novos usos para as coisas.
Já pensou em comer
pão de queijo no palito?
Pois foi esta a idéia
de uma fabricante de massas alimentícias congeladas. Basta levar o
"picolé" de pão de queijo diretamente do freezer para um aparelho
tostador e em sete minutos um pão de queijo quentinho, cheiroso e crocante
aparece na ponta do palito!
Outro caminho para
reinventar é imaginar novos usuários para as coisas que existem.
Sempre se pensou que
maquiagem fosse para uso exclusivo da mulher, certo?
Pois alguém percebeu
que, num tempo de homens cada vez mais vaidosos e preocupados com a aparência,
poderiam ser criados produtos de maquiagem só para eles. Hoje, os homens que
quiserem dar um trato no visual já têm brilho labial, pó compacto para
uniformizar a pele da face e até lápis para destacar os olhos – tudo muito
másculo, é claro.
Sempre se imaginou
que creche fosse para crianças, certo?
Pois começam a
surgir, em São Paulo (SP), as primeiras creches para animais de estimação. Lá,
eles recebem carinho, alimentação e até aulas de Adestramento enquanto os donos
trabalham.
Ver o que ninguém viu
antes é a chave para ser um empreendedor de sucesso; não a única mas, com
certeza, a principal, pois quem enxerga a oportunidade já tem meio caminho
andado para um bom negócio!
Sei que você deve
estar se perguntando: "E como enxergar a oportunidade? Como ver o que
ninguém mais viu?". Parece difícil, mas não é - basta estar aberto para
isso.
Os olhos vêem o que
estamos buscando. Se você visita um país estrangeiro em busca dos pontos
turísticos que todo mundo vê, é possível que não enxergue nada além dos pontos
que todo mundo vê, mas se vai aberto para ver coisas novas, se encantar e se
surpreender, então, poderá ter uma experiência extremamente rica em sua viagem.
É isso o que você
deve fazer: não desejar ver nada em especial, mas estar aberto para ver tudo,
ouvir tudo e perceber tudo. Assim, de repente, a grande sacada para um bom
negócio poderá surgir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário