“Não
me preocupo tanto com o que sou na opinião dos outros, quanto o que sou na
minha própria opinião; gostaria de ser rico de mim mesmo e não por
empréstimo.”
(Michel de Montaigne)
Há tempos que os
conceitos de marketing vêm sendo aplicados na gestão de imagem e planejamento
de carreira das pessoas. Aliás, acredito que esta é uma das tendências
irreversíveis dentro da nova dinâmica vigente na sociedade moderna. É comum
ouvirmos a expressão: “Somos todos vendedores”. E para triunfar no jogo do
universo corporativo é necessário antes de tudo vender a nós mesmos.
A proposta deste
ensaio é levar você a compreender que uma marca não nasce, mas sim é
construída. E que uma marca pessoal é conseqüência de um processo de
diferenciação.
O que é Marketing
Pessoal?
Marketing pode ser
definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento,
desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
Transitando este conceito para o Marketing Pessoal, podemos ressaltar que seu
objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo
público em geral ou por determinado segmento deste público.
O Marketing Pessoal
significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si
próprio como se fora um produto ou serviço.
Quer fazer um teste
rápido sobre o estágio atual de sua imagem de marca? Pergunte-se: “O que as
pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?”. Será que você é
reconhecido, notado em meio à multidão? Que tipo de sentimento é aflorado nas
pessoas ao ouvirem falar de seu nome ou ao encontrarem você em um ambiente
qualquer?
O especialista em
marcas Jaime Troiano pontua: “Uma marca é a criação de um conjunto organizado
de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que
um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente de seus
competidores. Seja único e indispensável”.
Queremos auxiliá-lo a
criar a marca “Você S/A”. Transformar o self atual (como você é) no self ideal
(como você deseja ser). Assim, o tutorial a seguir não tem a pretensão de ser
uma cartilha régia, mas um guia em sua trajetória na elaboração de sua marca
pessoal.
A Embalagem
O publicitário Chuck
Lieppe dizia: “Aparentar ter competência é tão importante quanto a própria
competência”.
De fato, o aspecto
externo é o primeiro que observamos. Comprando frutas, selecionamos aquelas que
nos parecem mais belas e viçosas. Num evento social, disparamos olhares àqueles
com trajes e cortes de cabelo atraentes. Ao planejar uma viagem, escolhemos
como destino uma localidade cuja paisagem nos faça brilhar os olhos, seja ela
bucólica, dotada de rios ou dunas ou florestas; seja ela ‘urbanóide’, repleta
de luzes, cores e sons tecnologicamente pulsantes.
A embalagem é o
princípio de tudo. E você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma
primeira boa impressão. Para tanto, você deverá contemplar os seguintes
aspectos:
a) Aparência:
banho tomado, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados. Parece óbvio
demais, mas há quem negligencie isso. Estes eventos, por mais elementares que
sejam, representam o ponto de partida da construção de sua imagem.
b) Trajes:
para cada ambiente, uma vestimenta apropriada. Da mesma forma como você não irá
à praia calçando sapatos sociais, um bom terno ou tailler é a melhor
recomendação para o dia-a-dia no trabalho. Combinar cores e tecidos é menos
complicado do que possa parecer. Além disso, você deve priorizar o conforto e a
praticidade. Roupas adequadas podem compensar uma baixa estatura, disfarçar um
excesso de peso. E muito cuidado com o casual day, aquelas sextas-feiras
insanas nas quais muita gente se revela de forma comprometedora.
c)Acessórios:
anéis, correntes, brincos, pulseiras, enfim, acessórios diversos, são
permitidos desde que utilizados de forma regrada. É importante também
acompanhar o bom senso da moda. Abotoaduras para os rapazes, apenas em ocasiões
especiais, o mesmo se aplicando para as mulheres em relação a jóias. E muita
atenção com cosméticos. Há quem use perfume de maneira a ter sua presença
reconhecida num ambiente pelo rastro de aromas (ou odores...) que deixa no ar.
d) Etiqueta:
edificar uma marca demanda estudo. Por isso, atente para a necessidade de
adquirir um bom livro com regras de etiqueta social. Afinal, haverá ocasião na
qual você será apresentado a tantos talheres e copos que suas mãos e boca
ficarão em dúvida sobre por onde começar. Há profissionais de grande
competência no mercado capazes de lhe ensinar as normas da boa etiqueta que, a
propósito, não se aplicam exclusivamente às refeições, é claro. Enquanto
conferencista, por exemplo, é importante que você saiba como compor a mesa de um
cerimonial e como homenagear aos presentes, com base na hierarquia.
e) Postura:
cabeça inclinada, ombros arqueados, tronco curvado... Onde você pensa que vai
assim? Qual percepção pretende conferir àqueles que o encontram? Seria você
alguém derrotado e infeliz? Uma postura elegante ao assentar-se e ao caminhar
demonstram altivez, autoconfiança e independência, além de contribuir com sua
própria saúde.
f) Vocabulário:
a menos que suas pretensões restrinjam-se à exposição na mídia como modelo
fotográfico, o que convenhamos é acessível a poucos, você invariavelmente terá
que abrir a boca para sedimentar sua imagem. Neste momento, pronunciar
“menas", “poblema” e seus derivados, será suficiente para destruir toda a
credibilidade que foi sendo erguida nos passos anteriores. Nunca é tarde para
se aprender nosso idioma. Basta estudar um pouco e ler muito – jornais,
revistas, livros, gibis e bulas de remédio. Desta forma, você ampliará seu
vocabulário, ganhando maior versatilidade para falar em público. É importante
também salientar que igual preocupação deve-se ter com a escrita. Redigir um
bilhete grafando “essessão" ou “quizer”, entre outras pérolas, deveria ser
salvo-conduto para uma demissão por justa causa na empresa ou a precipitação de
um divórcio no lar.
g) Saúde:
embora esteja sendo considerada ao final, é o aspecto mais fundamental a ser
observado. E isso tanto em termos de marketing pessoal quanto de qualidade de
vida. Demonstrar estar saudável, mais do que apenas parecer bem, constitui-se
na chave-de-ouro que sela o primeiro passo do processo de construção de uma
marca pessoal. E uma vida saudável implica em sono reparador, alimentação
balanceada e prática regular de esportes, entre outros aspectos.
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