O
trabalho em equipe é bastante rico e desafiador, já que reúne diferentes
profissionais, com suas características marcantes, sejam positivas ou não.
Profissionais de
recursos humanos destacam que é justamente nesta diversidade de perfis que se
consegue formar, com trabalho e dedicação, um grupo coeso e eficiente.
Mas você já pensou
nos diferentes tipos de personalidade e comportamento que as pessoas costumam
apresentar no ambiente de trabalho?
Características
marcantes
Alguns traços de
personalidade são marcantes, ficando fácil para você, ao analisar seus colegas
no dia ou observando a si mesmo, identificá-los.
É o caso, por
exemplo, daquele profissional que vive apagando incêndios, mas não dá conta do
seu trabalho: corre de um lado para outro, preocupa-se com os problemas
alheios, trabalha sem qualquer planejamento e, ao final de um dia exaustivo,
não apresenta nada de concreto!
Mudar para quê?
Há ainda o
profissional avesso às mudanças: está há tempos na empresa e, embora nem sempre
esteja satisfeito com a rotina, afirma que "em time que está ganhando, não
se mexe".
O conformista
acredita que é sempre melhor deixar tudo como está, com medo de se perder
vantagens, adquiridas pelo tempo "de casa", na inovação.
Sei tudo sim...e daí?
Quem acha que sabe
muito, cai numa tremenda armadilha. Para os que estão à sua volta, trabalhar
com alguém "bem dotado" de conhecimentos é positivo...só no início.
Porém, com o tempo,
esses profissionais com grande experiência profissional e acadêmica passam a
achar que já sabem e viram de tudo, o que os leva ao excesso de autoconfiança
e, pior ainda, ao desinteresse.
Com medo de perderem
espaço, negam-se a dividir conhecimento e a treinar seus companheiros de
equipe. Vangloriando-se pela experiência adquirida, sua presença acaba sendo
danosa ao resto do grupo.
Onde há um
esconderijo?
Cada um por si é o
grito de guerra deste profissional, que geralmente tem bons resultados em sua
avaliação de desempenho, mas não esboça qualquer preocupação com relação à equipe.
Vive afundado em sua
cadeira, como se fosse sua "caverna"; recusa-se, muitas vezes
inconscientemente, a treinar outros membros da equipe e fala pouco ou quase
nunca, evitando se envolver "em problemas que não são seus".
E então, definiu o
seu perfil? Observe sua postura e seu desempenho de forma bastante imparcial.
Em breve perceberá os resultados. Boa sorte!
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