De
tempos em tempos, ouvimos falar sobre modernização da gestão empresarial na
organização X, retomada de negócios da empresa Y ou, ainda, implementação de
novos processos na empresa Z.
Mas como e quando
devemos modernizar o modelo de gestão existente?
A implementação de
novos modelos de gestão está sempre ligada a fatores como mudanças na estrutura
organizacional da empresa, aberturas de filiais, introdução ou retirada de
linhas de produtos ou negócios, novas coberturas geográficas, crescimento
acelerado de mercado, fusões, aquisições, etc.
O cenário competitivo
está em constante mutação e isso demanda a necessidade de um modelo de gestão
robusto, mas flexível, capaz de permitir que a empresa possa se reposicionar
rapidamente frente às novas condicionantes do mercado. A modernização da gestão
exige um minucioso estudo e planejamento, e é necessário que todas as áreas da
empresa estejam alinhadas a seus objetivos estratégicos para que consigam
acompanhar as novas demandas.
Uma outra preocupação
é dedicar esforços também junto aos parceiros e fornecedores da empresa para
que todos possam "dançar a mesma música". Uma empresa hoje em dia,
efetivamente, não produz todo o material que necessita para seu consumo, então,
há necessidade de fazer com que seus fornecedores e parceiros consigam
acompanhar o novo ritmo.
O grande desafio num
processo de modernização de gestão é garantir o ritmo acelerado de crescimento
sem destruir os valores, as crenças e a força da marca, conquistada ao longo da
existência da empresa.
A modernização da
gestão é a busca da inovação na gestão empresarial de forma a permitir o
aumento da rentabilidade dos negócios. Muitas vezes, os líderes das
organizações confundem esta questão com "corte de cabeças", e isso é
um grande equívoco pois, de forma geral, as organizações já estão bem enxutas -
e buscar a redução do quadro de profissionais ou dos salários mais altos para
aumentar a rentabilidade da empresa pode significar a perda da qualidade do
produto ou serviço e, consequentemente, ser o início do fim deste
negócio.
Uma gestão moderna
implica em ter agilidade na tomada de decisões para tornar rentáveis as
atividades. Deve-se inovar na forma de gerir o negócio e expandir para poder
atender novos mercados sem sobrecarregar os colaboradores e, é claro, sem
onerar demasiadamente o custo da folha de pagamentos.
Ainda há outro ponto
a ser considerado pelos gestores com relação às pessoas:
Será que os
colaboradores da empresa estão preparados para as mudanças que vão acontecer?
Será que os líderes
têm a expertise requerida para gerir as equipes neste novo contexto?
São dúvidas que devem
ser sanadas antes da implementação do projeto de modernização a fim de evitar
falhas no processo! Estas mesmas perguntas devem ser feitas também aos
fornecedores e prestadores de serviço da organizaço; o êxito no processo de
modernização não se resume ao desejo do empresário – que deve ter a preocupação
de desenvolver e preparar os profissionais de sua empresa para assumir uma
postura diferenciada diante do movimento do cenário competitivo.
Somente o desejo de
um técnico não garante a vitória; é preciso ter uma equipe bem preparada para a
conquista do campeonato!
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