quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sua Empresa é Moderna?

De tempos em tempos, ouvimos falar sobre modernização da gestão empresarial na organização X, retomada de negócios da empresa Y ou, ainda, implementação de novos processos na empresa Z. 

Mas como e quando devemos modernizar o modelo de gestão existente?

A implementação de novos modelos de gestão está sempre ligada a fatores como mudanças na estrutura organizacional da empresa, aberturas de filiais, introdução ou retirada de linhas de produtos ou negócios, novas coberturas geográficas, crescimento acelerado de mercado, fusões, aquisições, etc. 
O cenário competitivo está em constante mutação e isso demanda a necessidade de um modelo de gestão robusto, mas flexível, capaz de permitir que a empresa possa se reposicionar rapidamente frente às novas condicionantes do mercado. A modernização da gestão exige um minucioso estudo e planejamento, e é necessário que todas as áreas da empresa estejam alinhadas a seus objetivos estratégicos para que consigam acompanhar as novas demandas. 
Uma outra preocupação é dedicar esforços também junto aos parceiros e fornecedores da empresa para que todos possam "dançar a mesma música". Uma empresa hoje em dia, efetivamente, não produz todo o material que necessita para seu consumo, então, há necessidade de fazer com que seus fornecedores e parceiros consigam acompanhar o novo ritmo. 
O grande desafio num processo de modernização de gestão é garantir o ritmo acelerado de crescimento sem destruir os valores, as crenças e a força da marca, conquistada ao longo da existência da empresa. 
A modernização da gestão é a busca da inovação na gestão empresarial de forma a permitir o aumento da rentabilidade dos negócios. Muitas vezes, os líderes das organizações confundem esta questão com "corte de cabeças", e isso é um grande equívoco pois, de forma geral, as organizações já estão bem enxutas - e buscar a redução do quadro de profissionais ou dos salários mais altos para aumentar a rentabilidade da empresa pode significar a perda da qualidade do produto ou serviço e, consequentemente, ser o início do fim deste negócio. 
Uma gestão moderna implica em ter agilidade na tomada de decisões para tornar rentáveis as atividades. Deve-se inovar na forma de gerir o negócio e expandir para poder atender novos mercados sem sobrecarregar os colaboradores e, é claro, sem onerar demasiadamente o custo da folha de pagamentos. 
Ainda há outro ponto a ser considerado pelos gestores com relação às pessoas:

Será que os colaboradores da empresa estão preparados para as mudanças que vão acontecer?

Será que os líderes têm a expertise requerida para gerir as equipes neste novo contexto?

São dúvidas que devem ser sanadas antes da implementação do projeto de modernização a fim de evitar falhas no processo! Estas mesmas perguntas devem ser feitas também aos fornecedores e prestadores de serviço da organizaço; o êxito no processo de modernização não se resume ao desejo do empresário – que deve ter a preocupação de desenvolver e preparar os profissionais de sua empresa para assumir uma postura diferenciada diante do movimento do cenário competitivo. 
Somente o desejo de um técnico não garante a vitória; é preciso ter uma equipe bem preparada para a conquista do campeonato! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário