Imagine
que você seja o responsável pelo setor de treinamento em uma grande empresa e, numa
bela e ensolarada tarde de sexta-feira, o seu chefe lhe apareça a porta, com um
singelo pedido: “Estamos lançando um novo produto no mercado e temos que
treinar todos os nossos vendedores sobre as características, performance,
atributos e utilização desse novo produto no prazo de dez dias”. Para tornar a
coisa mais divertida, sua empresa tem alguns milhares de vendedores dispersos
por todo o território nacional, desde Manaus até Porto Alegre, sendo que a sede
da empresa é logo ali na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro; o seu orçamento
para viagens e despesas com instrutores “está no osso” e, além disso; o pessoal
de Finanças acha um absurdo interromper o fluxo de receita proveniente das
vendas só para os vendedores assistirem cursos no Rio.
Guardadas as
proporções, este é um desafio relativamente comum para as empresas em um
mercado globalizado, competitivo e em constante mutação: agregar conhecimento
aos funcionários de forma extremamente rápida, eficiente e de baixo custo. É ai
que entra o e-learning, o uso da Internet na propagação de conhecimento.
O que é
e-learning?
Tecnicamente, o
e-learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente um
sistema hospedado no servidor da empresa que vai transmitir, através da
Internet ou Intranet, informações e instruções aos alunos visando agregar
conhecimento especifico. O sistema pode substituir total ou parcialmente, o que
é mais comum, o instrutor, na condução do processo de ensino. No e-learning, as
etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados
diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, sala de
bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e
teleconferências, entre outras. O treinamento com o e-learning pode ser montado
pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução já
existentes no mercado.
Vantagens do
e-learning.
Quais as vantagens! A
primeira vantagem do e-learning, e que serviu como exemplo no inicio desse
artigo, é o rompimento de barreiras geográficas e temporais. Com o e-learning,
um curso sobre um novo produto, por exemplo, pode ser feito de qualquer local
do planeta a qualquer momento, bastando para isso o acesso a Internet e uma
senha. Enquanto, espera ser atendido pelo comprador, o seu vendedor pode puxar
o lap-top e ler o texto sugerido no curso; em casa, enquanto seu companheiro(a)
perde tempo assistindo Big Brother, o vendedor pode fazer os exercícios
propostos pelo instrutor. Em síntese, o e-learning possibilita ao aluno gerenciar
o seu próprio tempo disponível, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo curso,
e sem perder tempo com deslocamentos.
Outra vantagem do
e-learning está relacionada a reprodução do conteúdo. Uma vez montado o curso
para um aluno, a sua reprodução para dois, centenas, ou milhares de alunos pode
ser feita a um custo marginal insignificante. Com um curso tradicional, o
máximo que se consegue é montar turmas de alunos, até se completar todo o
universo que se pretenda atingir numa escala crescente de custos, energia e
tempo dispendido. Evidentemente, isso sugere que, para poucos alunos, talvez um
treinamento convencional seja a solução mais adequada que o e-learning. Por
outro lado, pensando em termos de políticas públicas de ensino, onde o universo
se mede não em milhares, mas em milhões de candidatos à instrução, é possível
que o e-learning, venha a representar uma verdadeira revolução na geração de
conhecimento.
É importante
ressaltar, que o e-learning não veio para substituir o ensino tradicional, da mesma
forma que a Internet, não substitui a TV que, por sua vez, não fez desaparecer
o rádio. O e-learning é uma nova ferramenta potencializada pela Internet e
perfeitamente ajustada às características de nosso tempo, marcado pela
agilidade, velocidade e gigantescos volumes de informação a serem digeridos. No
que se refere às empresas, o objetivo não deve ser simplesmente substituir a
forma de ensino tradicional pelo e-learning, mas sim, utilizar essa ferramenta
na medida adequada às suas necessidades. De tal forma que os objetivos da
organização sejam plenamente atingidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário