A
palavra habilidade pode causar dificuldades, se entendida como querendo significar
uma atividade vocacional ou implicando a manipulação de pessoas.A palavra
HABILIDADE é aqui empregada para representar o ser humano como um todo que
reage ao seu meio ambiente.
Podemos definir
habilidade conforme abaixo:
a) A habilidade
relaciona-se com o concreto e não com o abstrato; por meio da HABILIDADE uma
pessoa se relaciona diretamente com fenômenos concretos.
b) A habilidade é uma
forma de aprendizado; trata-se da maneira elementar de alguém aprender a
aperfeiçoar suas relações com o meio externo.
c) A habilidade é um
processo de crescimento equilibrado. Por meio da mesma qualquer pessoa
desenvolve um conhecimento crescente da complexidade das relações nos fenômenos
concretos, assim como uma crescente confiança em sua capacidade de lidar com
eles.
d) A habilidade é,
assim, um sistema de capacidade de reação, orgânico, progressivo e crescente,
que permite que um profissional reaja mais eficazmente a determinado problema,
numa dada situação.
e) Habilidade em
relações humanas é, especificamente, a capacidade que tem uma pessoa de
comunicar seus sentimentos e conceitos a outras pessoas, de estas receber tais
comunicações e retribuir aos seus sentimentos e conceitos, de modo a suscitar
cooperação adequada numa tarefa comum.A Importância da Habilidade nas
Organizações.
A ciência pode
transmitir ao administrador coisas como: "se você é orientador em sua
liderança, seus subordinados tendem a se conduzir assim"..." ou:
" um chefe que colabora exerce a seguinte influencia sobre seus subalternos...";
ou ainda: " os princípios de especialização de tarefa e hierarquia de
comando tendem a influenciar os empregados dessa maneira...". Por outro
lado, a ciência demonstra que pressão pode dar causa a alguns problemas
difíceis numa dada organização. No entanto, não se pode concluir que a pressão
seja má. Esse juízo de valor depende da ética do próprio indivíduo e dos
valores que adota.
Para desenvolver uma
filosofia de vida é necessário conhecer as características básicas da nossa
sociedade – e como evoluíram.
A resposta é que
todos têm uma existência ocupada e cheia de problemas. Entretanto, o dirigente,
ele tem o poder, que lhe é inerente, de influenciar pessoas, de tal forma que
as necessidades das organizações sejam satisfeitas.
Conseqüentemente queira
ou não, no decorrer de sua gestão ele também está influenciando outras pessoas.
Esta influencia, não deve ser compreendida superficialmente. Por que, se assim
fosse, não seria fácil liderar? Não é melhor para todos os interessados saber
que os líderes despenderam e continuam a despender muito de seu tempo
aprendendo a se tornarem administradores mais eficientes?
A isto incluímos
também a experiência. Um dos pontos mais interessantes acerca da experiência
humana é a maneira como se personaliza a importância que assume para cada um de
nos, nossa própria experiência pessoal e a dificuldade de transmitir esta
importância a outras pessoas. O que nos pode ensinar esta experiência
pessoal?
Surpreendentemente,
ela ensina a diferentes pessoas diferentes lições. Muitas vezes ensina "o
que é mau", assim como o que é improvável. A "escola da dura
realidade", Pode criar delinqüentes, assim como homens de negócios.
Parece correto
formular a seguinte pergunta: - "É o bom-senso tudo o que se necessita
para a compreensão da conduta das pessoas?" Vamos tentar explicar
examinando como as pessoas tentam explicar o funcionamento de coisas que estão
pretendendo conhecer. Vamos tentar algo mais fácil do que explicar a conduta do
ser humano.
O que faz um relógio
funcionar?"
A resposta não é
fácil. Para entender seu funcionamento deve-se estar em condições de:
1) Saber desmontá-lo,
2) identificar todas
as suas peças e conhecer suas funções específicas, e
3) saber como cada
uma destas partes esta relacionada com a outra.
Deve-se, então,
seguir as mesmas regras, a fim de que se possa compreender por que as pessoas
se comportam de determinada maneira?
A resposta é não
!!!!!
No nosso caso, é a
personalidade humana que se apresenta permanentemente fechada. Não se pode
conceber que tenha sido aberta antes. O máximo que se pode fazer é observar e
tentar através da experiência e experimentação, estabeleceu quadro sobre como
imaginamos que seja.
Neste nosso empenho
de entender a realidade, agimos como um homem lutando por compreender o
mecanismo de um relógio fechado.
E assim perdemos, por
conseguinte a essência do funcionário que esta na nossa equipe... Fica bem
visualizado que para sermos, chefes, supervisores, e quaisquer cargos que tem
por conseqüência o aspecto "Liderança", devemos observar e
principalmente conhecer nossos subordinados, a fim de obtermos nosso alvo
"produtividade".
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