Quem
nunca se atrasou para algum compromisso que atire a primeira pedra!
Concordo, mas atrasos
constantes tornam-se irritantemente inaceitáveis se acontecidos com freqüência.
Atrasos freqüentes
têm em sua maioria dois motivos: Falta de planejamento ou falta de atenção
necessária, para não citar falta de prioridade.
Quando uma pessoa diz
que não tem tempo ou que o dia está “corrido”, justificando algum atraso,
entenda que ela não se planejou suficientemente para atender àquele compromisso
ou não deu a devida atenção ao compromisso.
A velha frase
“Desculpe, o transito está impossível” virou jargão nos dias de hoje, ainda
mais com o transito caótico presenciado diariamente. E exatamente por ter
virado jargão, as pessoas não deveriam se atrasar tanto, já que sabem que
enfrentarão transito, e têm ferramentas para descobrir a intensidade do mesmo
nas vias do percurso.
Imprevistos
acontecem, claro, e não quero parecer uma pessoa intransigente, impaciente e
não passível a erros. Porém, no mundo empresarial um atraso pode ser crucial
para o fechamento de um negócio.
No caso de
imprevistos ligue, peça desculpas e pergunte se não haverá problemas caso
atrase um pouco. Se perceber com antecedência que não chegará a tempo no
compromisso, desmarque, e peça para a pessoa verificar o melhor horário para
outra reunião. Não é questão de etiqueta empresarial, e sim de elegância, por
mais que os dois andem juntos.
Temos que ter em
mente que, do mesmo jeito que você dispôs daquele tempo para ir a uma reunião
no cliente, mesmo com pouco tempo disponível, ele também reservou aquele
horário da mesma forma e caso atrase, você será “o imprevisto” do dia dele.
Portanto planeje-se e
seja pontual em seus compromissos.
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